banner


Enquete
Resultado parcial


Como você avalia a atuação dos vereadores de Montalvânia?

Agenda de Eventos
12/06/2013 a 12/06/2013

Capacitação dos funcionários do Hospital Cristo Rei
Veja mais
11/06/2013 a 11/06/2013

Câmara Municipal foi sede da reunião que elegeu nova diretoria do CODEMA
Veja mais
02/03/2013 a 02/03/2013

Câmara de Montalvânia recebe exposição da renomada Galeria Internacional de Arte Márcio Leite
Veja mais
05/11/2012 a 09/12/2012

Assembleia Legislativa de Minas oferece curso para vereadores
Veja mais
29/05/2012 a 29/05/2012

Encontros com a Política
Veja mais
Veja mais

Previsão do Tempo




 

 

Muitas ações e trabalhos que objetivam melhorar a qualidade de vida global são desenvolvidas nos dias de hoje. Verifica-se mundialmente uma crescente preocupação com o meio ambiente, buscando-se definir uma estratégia de análise que possua uma visão integral de desenvolvimento e que conceitualize uma gestão moderna de recursos ambientais. 

Pensando desta forma o prefeito Jordão Medrado instituiu a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente na Administração “Montalvânia De Todos Nós” que, entre outras atribuições tem como uma de suas principais metas promover ações e atividades voltadas à proteção, preservação e recuperação do meio ambiente.

E como uma de suas primeiras ações esta secretaria, que tem como titular o médico veterinário Jackson Ferreira de Souza Santos, promoveu na manhã desta sexta-feira (10), uma reunião no Plenário da Câmara Legislativa para a composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente – Codema, órgão criado para incluir os órgãos públicos, os setores empresariais e políticos e as organizações da sociedade civil no debate e na busca de soluções para o uso dos recursos naturais e a recuperação dos danos ambientais.

Participaram da reunião representantes de diversos setores da sociedade, além de representantes indicados pelo Poder Público.

Depois das falas do secretário, da professora Eldi Caires, ex-presidente do Codema, e do técnico da Emater Wanderley Carvalho, sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos pela entidade e de como ela deve funcionar, foi aclamada, por unanimidade, sua nova diretoria, que ficou composta da professora Eldi Teresa Caires Barbosa como presidente, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ricardo Leite, como vice-presidente e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDMRS, Nilson Vassalo.

A professora Eldi Caires é uma das pessoas mais bem preparadas do Município para assumir o cargo, uma vez que já foi presidente do conselho, que esteve desativado durante os últimos quatro anos, por descaso do ex-gestor, segundo ela. Além de grande conhecimento de causa, ela sempre esteve à frente de mobilizações e trabalhos em defesa do Meio Ambiente na cidade

 

O é CODEMA

 

O CODEMA é um órgão local, possui caráter deliberativo, consultivo e normativo, e o que se verifica na prática é que muitas dessas instituições oscilam sua atuação mais consultivamente. Deliberar a respeito das especificidades municipais é uma prática que encontram sérios entraves, e o que se apresenta como uma vantagem para a gestão pública, ou seja, a participação de vários setores da sociedade acaba por se constituir também numa barreira a ser transposta pela instituição. 

Os membros do CODEMA, mesmo organizados de forma voluntária em torno da causa ambiental municipal, estão representando também seus interesses de classe, e numa sociedade de classes, as classes desenvolvem alguns aspectos como colaboração, porém esta colaboração não resulta necessariamente numa organização (cooperação) efetiva e permanente, em razão de alguma contradição nas relações entre elas. 

Desse modo, a deliberação a respeito dos problemas locais muitas vezes é prejudicada por interesses diversos, principalmente de origem política, como a interferência de autoridades públicas, o partidarismo e fisiologismo em épocas eleitorais, e a pressão exercida por motivações políticas, através do corporativismo e do clientelismo. 

Embora neste trabalho apresentem-se, entre outras coisas, os caminhos para tornar o CODEMA operacionalizável, o que se pretende é alertar, principalmente aos gestores públicos municipais, que não necessariamente fazem parte do CODEMA, da importância desse órgão local do SISNAMA para os municípios e da necessidade de seu compromisso, na captação e destinação de recursos, para a manutenção da instituição, sem, contudo exercer qualquer tipo de influência sobre a instituição. 


Câmara Municipal de Montalvânia - Todos os direitos reservados
Rua, Voltaire, 75 - Montalvânia - MG - Brasil - CEP: 39495-000
Fone: (38) 3614-1484
contato@camaramontalvania.mg.gov.br

Jornalista Responsável – Fernando Paulo Lima Abreu RP 11.042 JP MG