CERIMÔNIA DE POSSE – REPORTAGEM E FOTOS

NUM DIA HISTÓRICO PARA O MUNICÍPIO VEREADORES, VEREADORAS, PREFEITO E VICE-PREFEITA DE MONTALVÂNIA SÃO EMPOSSADOS
Os onze vereadores que compõem a Câmara Municipal de Montalvânia, o prefeito e a vice-prefeita eleitos dia 15 de novembro e diplomados dia 16 de dezembro de 2020, tomaram posse na tarde dessa sexta-feira (1º), no Plenário Petrônio Franklin Teixeira, da Câmara Municipal de Montalvânia, em cerimônia restrita, somente um acompanhante por vereador, prefeito e vice-prefeita, devido a pandemia do novo Coronavírus, e transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara.
Dos onze vereadores cinco foram reeleitos, três já foram vereadores em outras legislaturas e quatro são caras novas, inclusive duas mulheres, pela primeira vez na história do Município.
Os vereadores reeleitos são: Adailton Pereira De Souza (PSDB), Jerry Jânio Ferreira de Souza (PODEMOS), José dos Reis Fagundes (AVANTE) e Vicente Neres Santana (PODEMOS). Os vereadores que já ocuparam vagas em outras legislaturas são: Marconi Edson Rodrigues Barbosa (PODEMOS), Nilton Carlos Lopes Da Silva (SOLIDARIEDADE) e Raimundo Nunes Correa (AVANTE). E os que irão ocupar os cargos de representantes do povo pela primeira vez são: João Batista Muniz das Neves (PODEMOS), Joaquim Rodrigues Oliveira (PSL), Renata Lima Abreu (PTB) e Wiliany Neves Costa Mota (PTB).
A CERIMÔNIA
Por ser o vereador mais velho do município, Vicente Neres Santana, presidiu a sessão solene, acompanhado da secretária da Câmara, Eliana Alves Costa.
Os vereadores foram chamados nominalmente em ordem alfabética, pelo mestre de cerimônia, a ocuparem seus lugares nas bancadas, logo após todos ficaram em posição de respeito para a execução do Hino Nacional, o Hino à Montalvânia e a oração do Pai Nosso.
Aberta a solenidade o vereador Vicente Neres Santana convidou o vereador mais votado, José dos Reis Fagundes, para que conduzisse o juramento, feito por todos, e logo após declarou empossados os vereadores e vereadoras para a legislatura 2021-2024. Após empossados todos assinaram o livro de posse.
ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA
Uma vez empossados os vereadores participaram, em votação secreta, da eleição da Mesa Diretora. Duas chapas foram apresentadas: a Chapa 1, com Nilton Carlos Lopes Silva, como presidente; Joaquim Rodrigues de Oliveira, vice-presidente e Wiliany Neves Costa Mota, secretária; e a Chapa 2, com apenas Adaílton Pereira de Souza como presidente.
Após o presidente da sessão, Vicente Neres Santana, notar a falta de uma cédula, que haviam sido previamente conferidas por dois membros da galeria, e a confirmação do vereador João Batista Muniz das Neves, de que havia pegado duas cédulas e votado duas vezes, a eleição foi anulada e realizada novamente.
A chapa vencedora foi a Chapa 1, com seis (6), votos. A Chapa 2 obteve cinco (5), votos.
A Mesa Diretora da Câmara de Montalvânia ficou assim constituída: Presidente, Nilton Carlos Lopes Silva; vice-presidente Joaquim Rodrigues de Oliveira e secretária, Wiliany Neves Costa Mota.
Assim que foi eleita a nova Mesa Diretora os vereadores se reuniram para definir os membros de cada comissão.
POSSE DO PREFEITO E VICE-PREFEITA
Encerrada a posse dos vereadores e das vereadoras e com todos em seus respectivos lugares nas bancadas o mestre de cerimônias convidou, por indicação do prefeito, os vereadores Jerry Jânio Ferreira de Souza, João Batista Muniz das Neves, Marconi Edson Rodrigues Barbosa e Vicente Neres Santana para que conduzissem o prefeito, Fredson Lopes França, com sua companheira, Jizélia Silva Lima, e a vice-prefeita, Maria Horenca Ferreira Bonfim, com seu esposo, Ivan Bonfim de Oliveira, até a Mesa de Honra, onde já estava o presidente da Câmara, recém-eleito e empossado, Nilton Carlos Lopes Silva, para recebê-los.
Também fez parte da Mesa de Honra o deputado estadual José Reis Nogueira de Barros, o Zé Reis.
Após a execução do Hino Nacional, Hino à Montalvânia e a oração do Pai Nosso, o prefeito fez o juramento conforme artigo 14ª do Regimento Interno da Câmara e foi declarado empossado pelo presidente da Câmara.
O deputado Zé Reis falou sobre o dia histórico que o município estava vivendo naquele momento, e que as palavras de ordem são gratidão e trabalho. O deputado falou também da importância das mulheres na política e da união dos vereadores e vereadoras para que trabalhem junto com o Executivo para oferecer para Montalvânia muito trabalho, resultados e qualidade de vida. O deputado disse ainda que o prefeito de Montalvânia, Fredson Lopes França, é um dos poucos prefeitos que tomam posse já com recursos destinados, via Emenda Parlamentar de sua autoria, para que sejam usados na Saúde e para a melhorias de estradas.
A vice-prefeita falou da honra em ser a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita e da importante missão a ela confiada: cuidar de Montalvânia. Maria Horenca disse que deseja ser uma vice atuante, que reafirma seu compromisso de trabalhar em busca de mudanças e que irá trabalhar para que Montalvânia seja uma cidade mais próspera e feliz e ainda convidou todos os cochaninos a se unirem nesse objetivo.
O prefeito disse que a eleição acabou dia 15 de novembro e que é prefeito de todos e que a Prefeitura estará sempre de portas abertas para receber a todos. Pregou a união e a harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo, elogiou a participação das mulheres na política e disse que irá realizar um sonho: fazer de Montalvânia uma cidade diferente e que deseja realizar uma gestão participativa, popular, de união e muito trabalho, e que irá mudar Montalvânia, transformando-a em uma cidade promissora, evoluída, progressista e feliz.
Um dia histórico para o município.
* Fotos: Isadora Mota